Como migrar seu site WordPress corretamente – Guia Definitivo

Existem diversas maneiras de se migrar um site em WordPress, porém nem todas as maneiras são corretas dependendo de como o site foi criado.

Já presenciei pessoas fazendo a migração via comando SQL e também alterando a url por lá. Mas saiba que nem todos os sites vão se comportar corretamente após essa alteração.

Na verdade essa é uma das 5 maneiras de se migrar um site em WordPress. Vou separar  duas formas de migração em dois artigos para que fique bem dividido.

Migração do WordPress com Plugin

A migração com Plugin é a mais prática, pois ela garante que você guarde todas as informações e arquivos do provedor antigo. Neste tutorial vamos utilizar o All In One Migration que foi eleito o melhor plugin para migração de sites em WordPress.

1 – Criando um backup do seu site

Para iniciar a migração, você precisa criar um backup completo do seu site, após instalar o All In One Migration, só ir em All In One Migration > Export e seguir de acordo com a imagem abaixo:

ATENÇÃO: Se o site que está migrando permanecer com o mesmo domínio só que na hospedagem nova, não será necessário utilizar o recurso acima. É só ir direto para a imagem abaixo do N° 2 em vermelho.

Após preencher a url antiga e a nova, é só clicar em “ADD” e depois no botão verde “EXPORT TO” clicar em “File“.

Feito isso, o plugin fará o backup de todos os seus arquivos e dependendo do tamanho do site, pode demorar um pouco. A demora pode ser tanto pelo tamanho dos arquivos quanto pela latência do servidor.

Após a conclusão do backup, vai aparecer a tela abaixo, é só você clicar em Download. Cada site tem um tamanho de download diferente, isso vai depender também do tamanho do seu site.

3. Mudança de DNS

Para que possamos prosseguir com a migração completa, você vai precisar alterar o DNS da sua hospedagem antiga para a nova. Pois vamos precisar criar uma nova instalação do WordPress.

O tempo de propagação após a troca do DNS vai depender bastante do seu provedor de hospedagem e do seu registrador de domínio.

4. Preparando a nova Hospedagem

Após a propagação para a sua nova hospedagem, provavelmente está vendo ela vazia, sem nada instalado. É exatamente o cenário que precisamos. Agora é só você criar uma nova instalação do WordPress em sua nova hospedagem.

Você pode utilizar o auto-instalador de aplicativos da sua hospedagem. Se for VPS será necessário efetuar uma instalação manual, enviando os novos arquivos do WordPress através do FTP.

Obs: Não tem problema se o prefixo da tabela do site antigo for diferente do novo que é “_wp”. Pode deixar assim e prossiga com a configuração do WordPress.

5 – Importando o WordPress

Instale novamente o plugin All In One Migration e clique em “Importar”. Após este processo, clique em “File” e envie o arquivo que você baixou ao exportar o arquivo do site na hospedagem anterior.

Feito isso ele vai exibir a mensagem parecida como:

Após a mensagem é só ao clicar em “Links Permanentes” o site será redirecionado para a tela de login do WordPress, é só logar novamente e ir em Links Permanentes e clicar em “Salvar alterações” sem mudar nada.

Agora seu site funciona perfeitamente.

Assine nossa Newsletter e receba dicas e tutoriais importantes em seu e-mail.

Gostaria de ser avisado sempre quando houver um novo artigo?

5 respostas

  1. Ele migra completamente todo o conteúdo, links e imagens? Gostaria de saber essa info pra não perder rankeamento no Google.

    Atualmente estou numa hospedagem gringa (mediatemple), mas com a alta do dólar está complicado manter. Tem uns planos legais da Hostgator para WordPress, a intenção seria fazer essa migração.

    1. Fala Alisson, tudo certinho? Claro, se for do mesmo domínio ele vai migrar perfeitamente todos os seus dados como links, imagens, rankeamento etc..

      Eu poderia dizer que o rankeamento seria afetado caso mudasse de url, mas como não é o caso é só migrar mesmo. Sobre a questão da hospedagem, eu indico de olhos fechados a Digital Ocean utilizando o Easyengine.

      Caso desperte algum interesse no host, está aqui um cupom de 10$ para você iniciar. Se tiver um site bem otimizado e com um número médio de visitas, da para manter em um servidor de 5$ ou 10$ bem otimizado e com cache. https://m.do.co/c/80223c104fad

      Qualquer dúvida conte comigo! Forte abraço 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receba conteúdos
exclusivos por e-mail

Tutoriais, descontos nos produtos e dicas essenciais para o seu negócio.